Pages

Top 5: Lisboa vs Valladolid #1

Olá, hoje vou listar algumas diferenças existentes entre Portugal e Espanha, mais concretamente Lisboa e Valladolid. Contudo, não tenho o objetivo de eleger uma cidade campeã, apenas acho curioso e interessante ver as diferenças entre dois países vizinhos. Para acompanhar estão fotografias tiradas por mim, de Valladolid.


Cidade Plana
Habituado a uma cidade cheia de subidas e descidas, chegado a Valladolid é estranho não encontrar nenhuma. Esta é uma cidade plana, o que em certo ponto é melhor, porque podemos andar mais tempo sem nos cansarmos.


Gastronomia
Não querendo criar aqui uma guerra ibérica, tenho de dizer que a gastronomia portuguesa dá 10-0 a Espanha, exceto na Tortilla de Patata (#apaixonado). Aqui colocam imenso pimento na comida e para quem não tem um estômago muito forte é uma bomba. Para além disto, em Portugal todas as regiões têm pratos típicos, depois de muito perguntar descobri que Valladolid não tem nem um.


Refeições
Em continuação do ponto anterior, algo diferente são as refeições. Até ao que eu vi, e já tem uns meses, a maior diferença entre os portugueses e os espanhóis é o almoço. Nós gostamos de comer, enchemos o prato, vamos às entradas, prato principal, sobremesa e ainda o cafézinho, eles aqui comem algo que para nós poderia ser o lanche, geralmente um bocadillo (sandes com alguma coisa), claro que isto não é aplicado a 100% mas a maior parte das pessoas que conheço não almoça um prato de comida.


Universidade
Habituado a uma faculdade super movimentada, com quase 200 pessoas em algumas aulas, chegar aqui e ver uma faculdade quase deserta e no máximo dos máximos (e é raro) com 50 pessoas, faz-me parecer um regresso ao secundário com turmas pequenas. Para além disso, a minha faculdade em Lisboa tem 5 bares/cafés, esta apenas tem 1. Lá existe uma cantina universitária para todas as faculdades, aqui quem quiser almoçar tem de comer neste bar que também é restaurante e é caro, tem preço de restaurante.


Museus
Neste tópico é Espanha que dá 10-0 a Portugal, a grande maioria dos museus para quem tem cartão de estudante é grátis e os que se tem de pagar é um valor tão baixo que dava para visitar 4 ou 5 em Portugal. Gostamos tanto de ser internacionais que não me importava que os nossos governantes "roubassem" esta medida aos nuestros hermanos. E mesmo quem não tenha nenhum cartão ou desconto, em geral os preços dos bilhetes são mais baixos.


Existem mais diferenças, mas deixo para outra publicação, contudo são tão boas ou melhores que estas. Deixando aqui uma entrada para o próximo top 5, iremos bailar ...
Fizeste erasmus? Qual a maior diferença que sentiste entre Portugal e um país que visitaste?

Diogo Pereira Mota

2 comentários:

  1. Achei esta tua publicação bastante interessante. Por acaso já estive muito perto de Valladolid, mas nunca fui lá. Também nunca fiz Erasmus, mas este semestre fiz um amigo de Erasmus que é espanhol, mas de Madrid. Foi bastante interessante falar com ele sobre as diferenças entre os dois países!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, Valladolid não é uma cidade muito grande, por isso podes conhecê-la num fim de semana. Fazendo uma análise de todas as cidades que já visitei de Espanha, Madrid é a pior! Uma coisa que acho muito engraçado é a questão dos "falsos amigos" para quem não os conhece numa conversa podem surgir situações muito cómicas.

      Eliminar