Pages

Fragmentos de Vidas #25


Os Aurora, a banda composta por David Guimarães, João Carrasqueira, Tiago Araújo e Eduardo Monteiro tem dado que falar depois do lançamento do álbum "Grita" e dos concertos um pouco por todo o país.
Donos de uma energia contagiante, simpáticos, divertidos e muito cúmplices, deixo-vos a entrevista realizada a este grupo com uma vontade imensa em inovar a música portuguesa ...

Playlist da Entrevista

Quase quatro anos depois o que mudou?
Eduardo: Sobretudo acho que mudámos nós, a nossa personalidade, a nossa musicalidade, sobretudo a nossa sonoridade. Quando nós viemos do concurso de talentos da SIC foi das maiores mudanças que se nota e claro que é isso que temos vindo a fazer e que qualquer banda quer fazer que é evoluir e mudar para melhor.

O que diferencia Os Aurora de outros grupos?
Tiago: Eu acho que no Factor X nós começámos numa fase em que ainda se ouvia muito pouco música portuguesa e por coincidência na altura em que surgimos, começaram a surgir vários projetos, foram lançados vários discos em Portugal, temos o caso dos D.A.M.A, do Diogo Piçarra, que tiveram um surgimento assim também nestes últimos três, quatro anos. Nós a nível musical, tentámos fazer, com este último disco, tentámos fazer uma cena um bocadinho diferente, algo que ainda não se tivesse feito cá em Portugal, tivemos muitas influências americanas, principalmente cenas que surgiram nestes tempos, por exemplo os Chainsmokers, o Zayn, pegámos nessas referências e o disco surgiu um bocadinho por aí, acho que ainda era algo que estava por fazer em Portugal.

Já têm haters? 
David: Sim, todas as bandas têm …
Tiago: Mas os haters é para manter por perto!
Como lidam com eles?
David: Normal, acho que todas as bandas têm os seus haters, é normal, faz parte. Cada um tem a sua liberdade, há quem gosta e quem não gosta. Não ligamos!
João: Respeitamos! Não atacamos nem fazemos nada que prejudique também. É a opinião deles.

Com que artista ou grupo nacional e outro internacional gostariam de fazer uma colaboração?
Tiago: Nacional é consensual …
Eduardo: O Piçarra! Mas também o Dengaz, …
Tiago: Gostamos assim de um leque de artistas que apreciamos muito.
Eduardo: Internacionalmente não sei, talvez algo mais eletrónico, o Zayn, Chainsmokers, claro que isso … não, é possível! (Pausa) Eu acredito que é possível! (João ri) Nunca se sabe …


João, como correu o curso de Turismo Desportivo? 
Está a correr bem, agora já acabei as cadeiras, só me falta entregar o relatório de estágio e terminei o curso. 

Tiago, ainda te sentes mais instrumentista do que cantor? 
Acho que não … (Ri) Eu antes dizia isso porque sempre me cingi muito à guitarra, nunca explorei muito a voz, a cena que eu fazia quando chegava a casa não era cantar, era tocar guitarra, cantar veio por acréscimo. Mas agora acho que gosto de ambas as coisas, gosto de aliar as duas coisas. 

David, continuas a praticar hóquei em patins? 
Não, tive que deixar. Pretendes voltar? Acho que não, andei lá desde pequenino, dos quatro anos, mas não ia fazer daquilo vida, ou estava lá ou não estava, não queria estar a cinquenta por cento, continuo a ver os jogos, a estar com as pessoas que me acompanharam desde sempre, mas de outra forma. 

Eduardo, continuam a chamar-te maestro? 
(João ri) Acho que já não … 
Tiago: Agora é produtor! (Todos riem
Eduardo: Isso era na altura do Factor X, mas agora já estamos completamente entrosados nas músicas, este concerto que damos, já cantamos as músicas desde março, lançámos o álbum e acho que o pessoal está todo completamente focado e motivado, as coisas saem … 

Como têm corrido os concertos? 
João: Muito bem! 
Tiago: Os últimos dois [Aljezur e Sintra] superaram mesmo a fasquia. 
David: Rebentaram a escala. 
Tiago: Esperamos que daqui para a frente seja tão bom ou melhor. 

A adesão do público é maior do que aquilo que esperavam? 
David: Sim, nos últimos dois concertos o público percebeu o espetáculo que nós damos, e o álbum, houve muita interação, o concerto foi mesmo incrível. 
Tiago: Em Almada poderá ser igual, vamos ver …


O que sentiram quando souberam que o álbum teve entrada direta para o Top Nacional de Vendas? 
João: Isso nunca se está muito bem à espera, pelo menos um grupo como nós, é novo na industria musical cá em Portugal, não estávamos à espera, mas lutámos por isso e fizemos o trabalho para que fosse para o Top de Vendas e conseguimos. 
Tiago: Acho que era mais fácil e poderíamos estar à espera se tivéssemos por trás uma grande editora ou uma grande equipa. Nós estamos totalmente independentes, temos a nossa equipa, o pessoal que anda connosco na estrada e o nosso manager, mas é todo um pessoal que não tem por exemplo uma Universal por trás, ou uma Sony ou outro grande nome … 
João: É freelancer. 
Tiago: É um bocadinho … é indie, é o termo correto basicamente. 
Eduardo: Basicamente o investimento foi nosso. 
Tiago: É sempre mais difícil poderes alcançar outras coisas que os outros talvez consigam, mas correu bem. 
David: E acaba por ser melhor, acabas por trabalhar várias áreas, ou seja, acabas por trabalhar todas as áreas ligadas à música, isso é importante para nós para crescermos também. 
Festejaram de alguma forma? 
Tiago: Sim, sempre a tocar. 
Eduardo: O primeiro concerto que nós demos no Hard Club, no Porto, a seguir fomos a uma discoteca, bebemos uns copos com o pessoal, foi festejar o lançamento do álbum, ficámos felizes, é o que gostamos de fazer. Não há nada melhor do que ter as pessoas a cantarem as nossas músicas, as nossas letras, é mesmo fantástico. 

Após os concertos de verão quais os vossos planos? 
Tiago: Vamos para o buraco outra vez! (Todos riem
David: Vamos entrar em estúdio outra vez, escrever novas músicas. Nós nunca traçámos muito, deixámos acontecer, tivemos três anos para lançar um álbum porque queríamos que as coisas acontecessem naturalmente, não queríamos pressionar, podemos voltar a lançar um álbum para o ano, daqui a dois, nunca se sabe, não queremos estar com pressa. 

Agora peço para cada um definir os vossos fãs numa palavra e explicar o porquê. 
João: Força, porque são eles que nos fazem andar aqui na estrada e de certa forma nos motivaram para continuar estes três ou quatro anos, foram difíceis, tivemos fases complicadas e se calhar algumas bandas não conseguiriam ultrapassar, mas como somos irmãos uns para os outros conseguimos motivar-nos e isso faz com que consigamos ultrapassar as coisas e é isso que eu falo também do pessoal que nos vê e dos nossos seguidores, dão-nos sempre muita força nas redes sociais, quando precisamos, quando vêm que estamos mais em baixo e é por isso que digo que são uma grande força para nós e uma grande motivação. Já disse tudo … 
David: Acabam por ser incríveis, vão sempre atrás de nós, temos pessoas que vieram hoje do norte. Para nós é incrível, resumidamente é o que o João disse. 
Tiago: Posso usar a palavra dedicados, temos aí pessoal que está desde as 09h e o recinto só abre às 20h30, estão ali tipo à espera de bilhete e até já vi pessoal com números nas mãos, para ver se ninguém lhes passava à frente, o pessoal é muito dedicado. 
Eduardo: Posso dizer vida, porque a nossa vida é isto, nós fazemos música para tocar às pessoas, para transmitir algumas mensagem. Obrigado a todos os que nos ouvem e que nos seguem, são a razão pela qual nos levantamos todos os dias para estar aqui a tocar.


O que os fãs podem esperar d’Os Aurora, agora? 
Eduardo: Podem esperar um espetáculo sempre para curtir, para cantarem connosco e libertarem toda a energia que têm. 

Quando sobem aos palcos ainda sentem aquele nervosismo ou já se tornou algo normal? 
Tiago: Tens sempre aquela ansiedade de entrar para o palco … 
João: Nem é nervosismo. 
Tiago: É um pico de adrenalina, quando começa a dar a introdução nos teus ouvidos, esqueço-me de tudo, começo a dar uns saltos e vamos embora, é uma hora em que não pensas em nada e estás dedicado àquilo. 

Agora em vez dos fãs, peço para cada um dizer uma qualidade dos outros. 
João: Podemos fazer tipo, eu digo dele, ele diz dele, … 
Sim! 
João: Uma qualidade … 
David: Minha, podes escolher, tenho muitas. 
João: (ri) Tem bués! Talvez a garra que ele tem, a dedicação e principalmente a motivação que ele nos dá. O David é uma grande peça aqui na banda, faz com que a gente tenha um pouco mais de noção do que é isto, do quão grande é isto, existem muitas pessoas que não têm noção do projeto que têm em mãos ou do que podem fazer com ele, o David acredita que as coisas vão dar, que as coisas são certas. 
David: Foi forte essa! (Trocam um aperto de mão) Tenho de dizer do Tiago agora, é lixado … (Tiago ri) Eu em ti só vejo uma que é tocar guitarra, o resto és uma merda … (Todos riem
Tiago: Eu aceito, eu aceito … 
David: Estou a brincar! Mas passa por aí, é talvez o guitarrista da banda e também acaba por ser uma pessoa muito dedicada porque às vezes está em casa, mas com a guitarra na mão, a ouvir novas músicas, novos instrumentais e acaba por ser dedicado ao nosso projeto. 
Tiago: Eu para o Edu é fácil, é o maestro literalmente. A qualidade do Edu é ser um gajo que sabe bem o que quer, musicalmente falando, uma pessoa pode idealizar uma coisa e o Edu sabe como transformá-la na prática, é quase um produtor … 
David: Ele vai lá buscar! 
Tiago: Ele já sabe o que a gente quer e pronto, é um músico do caralho. 
Eduardo: João … ui, ui … não vou falar musical, mas de empatia, o João é uma pessoa que seja qual for a situação, esteja bem ou mal, encara sempre as pessoas com um sorriso e uma boa vibe do caraças, uma boa energia, está sempre disposto a ajudar o próximo, para mim é muito bom mesmo, tem uma grande qualidade.


Viajam juntos para os concertos? 
Tiago: Geralmente sim. 
David: Noventa por cento dos concertos. 
Quem decide a música que toca? 
Eduardo e Tiago: O João … 
David: É ele … (aponta para João
João: Sim, sou eu, sou eu. 
David: Ele tem bom gosto. 
João: Nós somos todos bons ouvintes e ouvimos sempre o que cada um tem para mostrar, tranquilo, não há muita divergência de gostos aqui. 
David: Consegues tirar sempre um bocadinho de cada pessoa. Por isso é que é fixe sermos quatro, cada um tem os seus gostos é normal e tiramos um bocadinho de cada um, é sempre melhor para nós. 

Já tiveram alguma discussão mais séria? 
David: As nossas discussões nunca são sérias, claro que temos discussões, é inevitável, mas conseguimos sempre dar a volta … há pessoas mais agressivas (todos riem), é normal, temos feitios diferentes, mas conseguimos dar a volta e isso é saudável. 
E como dão a volta? 
David: A falar, acho que nós temos uma coisa muito boa que é, nós falamos bastante uns com os outros, a falar toda a gente se resolve, não temos nada a esconder uns dos outros, se eu tiver de lhe chamar um nome chamo e pronto, lá no fundo percebemos porque chamou aquilo ou porque é que aconteceu aquilo, isso é importante para nós. Estamos muito bem nesse sentido. 
Tiago: É tipo um casamento, só que não tem a parte do sexo (todos riem). 

E já existiu algum momento em que um de vocês não estava assim muito bem e os outros foram apoiá-lo e aí perceberam que são uma família? 
Eduardo: Acho que já aconteceu um pouco com todos. 
David: A um certo ponto toda a gente tem as suas quebras. 
Tiago: Uns mais outro menos, mas todos sim. 

São muito assediados? 
David: Nem mais, nem menos que as outras pessoas, é normal. 
João: Ainda não temos, se calhar, a visibilidade para isso né, para termos mais probabilidades disso acontecer, mas não, tudo tranquilo. 
David: Somos bastante acarinhados pelo pessoal … 
Tiago: Nunca ninguém foi extremamente exagerado, pessoal sempre simpático, uma foto ou um autógrafo e não passa disso. 

De vocês os quatro, quantos estão numa relação? 
Tiago: Sim, sim. 
David: Eu também. 
E como é que a pessoa que está com vocês lida com o aumento da fama e com os fãs
Tiago: No meu caso, eu já namorava antes sequer de ter Os Aurora. 
David: Já tinhas fama e o caralho … (riem
Tiago: Foi uma coisa que apareceu, ela sabia que eu queria isto, apareceu, foi um sonho que agarrei e ela reage bueda bem porque eu transmito-lhe confiança e ela transmite-me confiança. 
David: É assim. 
Tiago: Não há nada de stressante aí. 
David: É uma profissão como as outras, acabamos de dar o concerto e vamos para casa, temos as nossas cenas normais. 
Portanto, João e Eduardo, pode-se meter um anúncio? 
João: Solteirão, solteirão … (ri
David: Vende-se. 
Eduardo: Pode ser, pode ser … (ri)


Vocês têm alcunhas uns para os outros? 
Tiago: Mais ou menos … 
João: Epá, não utilizamos, não temos nada … 
Tiago: A que se utiliza mais é aqui a do David, que é “trabanca” 
David: Fogo, queres falar sobre isso? Vamos começar aqui então a distribuir alcunhas … 
Tiago: Nós gozamos com isso. 
David: É que eu sou do norte e não digo “atravanca” digo “atrabanca”, mas tá-se bem. 
Tiago: A mim chamam-me Pigmeu porque sou bué pequeno (David ri). Eles os dois não me estou a lembrar de nada. 
João: Edu, o Edu é Edu! Eu não sou nada … 
Tiago: Olha o João pode ser o Johnny Depp. 
David: Ah pois é … 

E pregam partidas uns aos outros? 
Tiago: Que eu me lembre não! 
João: Epá, somos uma seca do caralho. Às vezes fazemos partidas na comida, ou com água fria no banho, nada do outro mundo. Nada de partir cenas. 
Tiago: Mas é quando vamos na estrada e geralmente fazemos aos outros, nós os quatro … 

“Sem Medos”, qual o “Tempo Perfeito” para uma “Dança a Dois”? 
David: Fogo (Tiago ri
Eduardo: Por mim pode ser hoje em Almada, se quiserem estão há vontade, sem medos e no tempo perfeito para terem uma dança a dois.


Enquanto banda qual o vosso maior sonho? 
João: É ser rico como o caralho. (riso geral
David: No mundo da música nunca tens sonhos definidos, chegas a um patamar e queres chegar a outro. 
Tiago: Por acaso vínhamos no carro a passar pelo aeroporto e o David começou a dizer “Imagina lá um avião todo preto e a dizer Os Aurora”, epá é um sonho. 
David: É o que estou a dizer, crias sempre novos objetivos, acabam por ser sonhos.
Tiago: Mas sobre aquilo que o João disse, os Pink Floyd sempre disseram desde novos que o objetivo deles na música era serem ricos e famosos, e são uma banda respeitada. 
João: Não tem mal nenhum. 
Tiago: Óbvio que em qualquer trabalho queres tirar partido daquilo e pelo menos nós queremos que isto nos dê subsistência e que não precisemos de outra área para isso.


Quem é o mais … 
… preguiçoso? 
Todos: O João. 
… tímido? 
David: O Edu. 
Tiago: É o Edu, se calhar. 
Eduardo: Eu? (Admirado
David, Tiago e João: Ya! 
Eduardo: Ok, sou eu … 
… viciado em tatuagens? 
Tiago: É o David. 
João: Todos! 
David: Agora acho que começam a ser um bocado todos. Custa à primeira, mas depois vai tudo. 
… romântico? 
Eduardo: É o João. 
David: É o Tiago. 
Eduardo: Ya, é o Tiago … 
David: O Tiago tem a sua dama. 
… aventureiro? 
David: Ia, sou eu! 
Tiago: Paga para levar no focinho (David ri) Luta MMA [Artes Marciais Mistas] pronto. 
… desarrumado? 
Todos: O João. 
… bonito? 
David: Sou eu! (Todos riem
Eduardo, Tiago e João: É o David, é o David. 
Tiago: É o Ryan Gosling da banda. (Riem novamente

Jogo da Mímica (Onde cada um tem de imitar um dos outros)


O que quer o vosso coração?
João: Fazer disto vida.
David: Ya!
Tiago: E ser feliz a tocar …
Eduardo: Com esta malta.



Resta-me agradecer ao Tiago, ao Eduardo, ao João e ao David pela disponibilidade e vontade em responder a tudo, mas também ao Guilherme por ter organizado a agenda. Muito obrigado e desejo-vos o maior sucesso.

Diogo Pereira Mota

6 comentários:

  1. Quando eles vieram atuar a Sintra, ao Fórum, eu vi um bocadinho do concerto, mas infelizmente depois tive de ir embora... :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu felizmente consegui ver o concerto todo, foi muito bom. Podes tentar ir a um em breve ...

      Eliminar
  2. Gostei bastante de ler a entrevista, já agora!

    ResponderEliminar
  3. Opá tão giro! Tens mesmo jeito para estas coisas, parabéns ficou fantástico :)

    ResponderEliminar